


Foto via: www.iyengarnyc.org
Yogacharya Sri B.K.S. Iyengar (1918 - 2014), o fundador do Iyengar Yoga, é considerado um dos professores de yoga mais influentes do mundo.
Ele praticou e ensinou por mais de 70 anos e foi também autor de vários livros e textos sobre a prática e a filosofia do Yoga.
Viveu em Pune, Índia, onde fundou o Ramamani Memorial Institute (RIMYI), berço do método. Hoje o instituto é dirigido por seu filho Prashant e sua neta Abhijata Iyengar.
Seu legado continua vivo, o genuíno método e o processo de certificação de professores, desenvolvido pela família Iyengar.
"Yoga é para todos"
- B.K.S. Iyengar

“Cada pessoa deve descobrir e atingir a regularidade perseverando na ação, nos pensamentos, nas palavras, e o yoga definitivamente nos guia porque nos tornamos subjetivamente envolvidos em nosso ser.”
- B.K.S. Iyengar
Essa foi a premissa que impulsionou BKS Iyengar na sua jornada.
Através da prática do yoga podemos chegar a pontos inabitados do nosso corpo; levar inteligência, luz para onde era escuro.
Os ensinamentos de Guriji Iyengar possibilitou que todos pudessem se valer do yoga para se auto conhecer e se transformar. Ele criou inúmeras maneiras para se caminhar por essa filosofia, respeitando as necessidades individuais, a saúde e o estado emocional do praticante.
O uso dos props permite que a prática se desenvolva de forma segura, harmoniosa e correta. Além disso, sua utilização nos facilita estudar em profundidade e assimilar a posição desejada através da permanência em casa asana (posturas físicas).
O método também abrange práticas fluidas, com muita leveza e mobilidade. É a meditação em movimento. Os pranayamas (exercícios de respiração) são introduzidos, aos poucos, ao longo de todo o processo.
O Iyengar Yoga nos encoraja na verdade profunda que a força não vem da força, mas da compreensão sutil do processo de proporção e equilíbrio.